Bancos mantêm trajetória de aumento da rentabilidade, diz BC
A rentabilidade das instituições financeiras continua crescendo, mas demonstra sinais de desaceleração. Esse é o apontamento do Relatório de Estabilidade Financeira do Banco Central do Brasil.
O Retorno sobre o Patrimônio Líquido, indicador que mede a rentabilidade do dinheiro investido pelos acionistas do sistema bancário, alcançou 15,8% em junho deste ano, contra 14,3% no mesmo período do ano passado.
O diretor de fiscalização do BC, Paulo Souza atribui este cenário especialmente à retomada do crescimento da carteira de crédito.
“Os aumentos recentes da rentabilidade foram influenciados pela retomada gradual do crescimento da carteira de crédito, com maior participação do crédito às famílias e pequenas e médias empresas. As simulações continuam demonstrando que os bancos brasileiros possuem capacidade para enfrentar situações de stress e o mercado continua confiando na robustez e na capacidade de absorção de choques pelo sistema financeiro.”
No caso dos bancos públicos, o indicador chegou a 14,3 % no final do último semestre. Já os bancos privados tiveram um índice maior, com 16,5%.
O documento destaca ainda os riscos associados ao cenário internacional, que ganharam importância com o acirramento da guerra comercial entre Estados Unidos e China, e das preocupações crescentes com a desaceleração da atividade econômica global.
Os bancos lucraram no Brasil R$ 109 bilhões em 12 meses, o maior valor em 25 anos.
*Com informações do repórter Daniel Lian
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.