Bancos poderão reduzir limite do cartão de crédito de inadimplentes antes de prazo de 30 dias
Quem está com dívidas no cartão de crédito deve ficar atento. O conselho monetário nacional autorizou que os bancos reduzam o limite do cartão de crédito dos clientes inadimplentes antes mesmo dos 30 dias de prazo que eram dados até agora.
A regra anterior obrigava que o correntista fosse avisado da redução do limite do cartão e isso só poderia acontecer 1 mês depois. Agora, isso poderá ser feito mais rapidamente, evitando riscos para as instituições financeiras e até mesmo um endividamento maior por parte do correntista.
O Banco Central explica que a medida foi necessária para que os bancos gerenciem melhor os riscos e não aumentem o chamado spread bancário: que é a diferença entre o que o banco paga ao aplicador que investe na instituição financeira e o valor que ele cobra para emprestar esse mesmo dinheiro por meio de taxas cobradas do consumidor.
Caberá agora a cada banco definir o prazo para alteração e estabelecer os critérios conforme a política interna de gerenciamento de riscos. O Banco Central, no entanto, explica que a redução imediata do limite do cartão só deverá ocorrer em casos atípicos quando ficar constatado risco real do cliente não pagar a fatura. A expectativa do governo é que com a redução dos riscos seja possível garantir juros mais baratos para o público em geral.
*Com informações de Luciana Verdolin.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.