BC fechará departamento responsável por circulação de moedas no RS
A diretoria administrativa da sede do Banco Central em Porto Alegre confirmou que fechará o departamento do meio circulante e, com isso, haverá um prejuízo na oferta de trocos e uma redução na circulação de dinheiro na capital gaúcha e em outros municípios do Rio Grande do Sul.
Segundo Sindicato dos funcionários do BC, com a medida, a população e pequeno comércio serão os principais prejudicados, pois sentirão de imediato as consequências.
Gustavo Diefenteller, presidente do sindicato, afirmou que este é o primeiro passo para o encerramento de todas as atividades da sede da autoridade monetária na capital do RS e acaba sendo desprestígio à população e negligencia à economia do Estado.
O Sindicato garante que, além de desencadear demissões em massa de funcionários e terceirizados, o fim do departamento do meio circulante precarizará a prestação de serviço à sociedade.
Gustavo diz que a medida resulta em diversas consequências negativas à sociedade como escassez de troco, em especial moedas, deterioração da qualidade e quantidade de cédulas em circulação, encerramento da atividade de custodia de notas estrangeiras, fechamento de cursos de capacitação de reconhecimento de dinheiro e término de atividades de monitoramento de falsificações de cédulas.
A data de fechamento do departamento do meio circulante em Porto Alegre ainda não foi confirmada.
*Informações do repórter Sandro Sauer
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.