BC lança campanha para incentivar circulação de moedas

  • Por Jovem Pan
  • 30/08/2017 08h50 - Atualizado em 30/08/2017 12h07
USP Imagens Moedas USP Imagens O hábito dos brasileiros de encher cofrinhos e juntar pequenos valores tira de circulação um terço das moedas emitidas no País por ano

Banco Central lança campanha para incentivar população a usar moedas. A iniciativa é lançada pelo presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn, nesta quarta-feira (30).

Para os comerciantes, a campanha vem como um alívio. Airton Figueiroa, dono de uma banca de jornal, disse que os clientes geralmente estão sem dinheiro trocado, o que dificulta o troco: “todos nós estamos sofrendo com a falta de moedas”.

No dia-a-dia, a maioria das pessoas foge das moedas, seja por achar menos prático ou por preferir juntar e gastar depois.

O hábito dos brasileiros de encher cofrinhos e juntar pequenos valores tira de circulação um terço das moedas emitidas no país por ano.

Seu Constantino, dono de um café que só trabalha com dinheiro, acha que a campanha de incentivo do BC vem a calhar: “campanha viável, porque o comerciante está sofrendo muito com a falta de moedas”.

No transporte público, pedágios e em vários estabelecimentos comerciais geralmente há cartazes pedindo para se facilitar o troco.

Algumas lojas criaram campanhas de brindes e promoções para incentivar o consumidor a quebrar o cofrinho.

Uma rede de fast-food, por exemplo, oferece um sanduíche de graça na troca de cem moedas de um real por uma nota.

Em mercados de bairro, distantes de bancos, é comum até beneficiar o cliente com dinheiro em troca de moedas.

A campanha do Banco Central pretende mostrar a importância de tirar moedas dos esconderijos para aumentar a oferta do numerário, facilitar o troco e reduzir o gasto público.

*Informações da repórter Marcella Lourenzetto

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.