Big techs terão até 24 horas para retirar fake news sobre eleição do ar

Acordo, que já está em vigor, foi assinado por plataformas como TikTok, LinkedIn, Facebook, WhatsApp, Instagram, Google, Kawai, Telegram e X (antigo Twitter)

  • Por Jovem Pan
  • 07/08/2024 12h50 - Atualizado em 07/08/2024 13h00
  • BlueSky
Luiz Roberto/Secom/TSE Cármen Lúcia, presidente do TSE Anúncio foi feito pela presidente do TSE, ministra Carmen Lúcia

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) firmou um acordo com grandes empresas de tecnologia para remover conteúdos falsos sobre as campanhas eleitorais e as eleições. O anúncio foi feito pela presidente do TSE, ministra Carmen Lúcia, e prevê a retirada dessas informações da internet em até 24 horas, variando conforme a gravidade do conteúdo. O acordo, que já está em vigor, foi assinado por plataformas como TikTok, LinkedIn, Facebook, WhatsApp, Instagram, Google, Kawai, Telegram e X (antigo Twitter). Lúcia destacou que o combate à desinformação é uma prioridade desde que assumiu a presidência da Corte eleitoral, em junho deste ano. Durante uma entrevista coletiva, ela explicou que o objetivo do acordo é garantir que os eleitores possam votar livremente, sem serem influenciados por informações falsas. A ministra enfatizou a importância de proteger a veracidade dos fatos para que os eleitores possam fazer suas escolhas de forma informada.

cta_logo_jp
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

Além do acordo com as big techs, o TSE também anunciou a criação de um disque-denúncia para que a população possa relatar casos de desinformação. O número 1491 está disponível gratuitamente desde esta quarta-feira (7) e permite que as denúncias sejam encaminhadas ao Centro Integrado de Enfrentamento à Desinformação e Defesa da Democracia. Outra medida anunciada foi o lançamento de um site da Polícia Federal, onde serão disponibilizadas informações sobre processos relacionados à desinformação, permitindo que as pessoas verifiquem a veracidade das acusações feitas nas redes sociais.

*Com informações do repórter Henrique Carmo

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.