Black Friday teve mais de mil reclamações antes de início oficial nesta sexta (23)

  • Por Jovem Pan
  • 23/11/2018 08h00 - Atualizado em 23/11/2018 10h25
Cris Faga/Estadão Conteúdo Um levantamento do site ReclameAqui mostra que, apenas nos últimos dois dias, mais de 1,1 mil consumidores fizeram reclamações envolvendo a data de compras

Antes mesmo de começar oficialmente nesta sexta-feira (23), a Black Friday 2018 já gera queixas entre consumidores. Um dos eventos de compras mais esperados do ano foi criado nos Estados Unidos e ocorre na quarta sexta-feira de novembro, todos os anos, após o feriado de Ação de Graças, famoso no país.

Aqui no Brasil, durante a Black Friday, lojas físicas e virtuais fazem promoções de aparelhos eletrônicos, brinquedos, maquiagens, roupas, livros e outros produtos, durante todo o dia. Até passagens aéreas têm desconto.

Mas, um levantamento do site ReclameAqui mostra que, apenas nos últimos dois dias, mais de 1,1 mil consumidores fizeram reclamações envolvendo a data de compras. O principal motivo das queixas é a propaganda enganosa.

O analista sênior de segurança da Kaspersky Lab, Fabio Assolini, explicou que é preciso ter atenção para não cair em golpes. Ele também indicou a lista do Procon que expõe os sites não confiáveis.

A divergência de valores e problemas na finalização das compras também figuram no topo da lista de reclamações dos consumidores.

O especialista em direito digital, Márcio Chaves, do PG Advogados, alertou para a segurança dos aparelhos e meios utilizados na hora das compras online.

A Black Friday é importante para as empresas porque ajuda no faturamento. Mas, a data também é muito aguardada pelos compradores, que esperam bons descontos. A dica é se preparar para evitar dores de cabeça no futuro.

*Informações da repórter Marcella Lourenzetto

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