BNDES contrata consultoria para analisar empréstimos para construtoras prestarem serviços no exterior
O BNDES contratará um escritório internacional para analisar financiamento do banco à exportação de bens e serviços de engenharia nos últimos anos, especialmente as verbas destinadas à Odebrecht.
O trabalho da consultoria deve começar em 2019, e há chances de os primeiros resultados virem no ano que vem.
A Odebrecht foi um dos principais alvos da Lava Jato e seu então presidente Marcelo Odebrecht ficou preso por dois anos. Em delações, executivos da empreiteira disseram que faziam pressão sobre executivos do banco de fomento, incluindo o ex-presidente da instituição Guido Mantega, para facilitar e agilizar liberação de empréstimos.
A orientação dada à consultoria é ir a fundo nas investigações sobre os financiamentos à exportação de bens e serviços para construtoras, porque a Odebrecht citou o eventual esquema que existe dentro do banco.
Já um escritório internacional contratado há alguns meses analisa os empréstimos feitos ao grupo J&F.
O presidente eleito Jair Bolsonaro tem muito falado sobre abrir a caixa-preta do BNDES, em contrapartida, o atual presidente do banco, Dyogo Oliveira, disse que nos últimos anos foram tomadas medidas de transparência que tornam o BNDES o banco mais aberto do mundo.
*Informações do repórter Rodrigo Viga
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.