Bolsonaro antecipa encontro e se reúne com ministro do MEC antes de viagem
Em meio às especulações de que pode ser substituído em breve, o ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodríguez, esteve com o presidente Jair Bolsonaro nesta sexta-feira (29) no Palácio do Planalto, em Brasília. O ministério da Educação tem sido alvo de polêmicas desde o início do governo, o que foi agravado pelas constantes substituições de assessores diretos do ministro — foram quinze, ao todo.
Além de resistências externas, o ministro enfrenta também resistência dentro da própria instituição e tem sido alvo de críticas por não ter definido ainda metas para o setor.
O presidente Jair Bolsonaro, que embarca neste sábado para Israel, já havia avisado que conversaria com o ministro na volta da viagem, mas resolveu antecipar o encontro, até para tentar evitar novas polêmicas.
Essa semana o presidente admitiu que existem sim problemas na pasta, que o MEC não está dando certo, apesar de ser um ministério super importante. O presidente, no entanto, saiu em defesa do ministro. Disse que ele é novo no assunto, não tem o que ele chamou de trato político, mas garantiu que vai tomar as decisões que tem que tomar. Admitiu ainda a possibilidade de ajustes serem necessários se tiver alguma coisa fora da normalidade.
Cargo ‘número 2’ do MEC
Nesta sexta-feira, foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) a nomeação do novo secretário executivo do MEC, o tenente brigadeiro, Ricardo Machado Vieira. Ele é o quarto nome anunciado na secretaria executiva em apenas três meses de mandato.
Ricardo Vieira era assessor especial do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, que é responsável pela execução da maioria das ações e programas da educação básica no país.
*Com informações da repórter Luciana Verdolin
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.