Bolsonaro desautoriza secretário da Receita: ‘Não haverá novo imposto para as igrejas’
Marcos Cintra declarou que o novo tributo abrangeria até mesmo as igrejas, instituições que hoje são isentas
O presidente da República, Jair Bolsonaro, divulgou na manhã desta segunda-feira (29) um vídeo que desautoriza o secretário da Receita Federal, Marcos Cintra, a respeito da criação de um novo imposto. A nova taxa acabaria com a contribuição previdenciária que incide sobre a folha de pagamento.
Ao jornal Folha de S. Paulo, Cintra declarou que o novo tributo abrangeria até mesmo as igrejas, instituições que hoje são isentas. O novo tributo, segundo o secretário, seria criado para simplificar o modelo de arrecadação no país.
Horas depois, o presidente divulgou vídeo em que garante que não será criado nenhum novo imposto. Bolsonaro disse ter sido surpreendido com a declaração do secretário da Receita Federal. “Essa informação não procede. Em nosso Governo, nenhum novo imposto será criado. Não haverá novo imposto para as igrejas”, disse.
– Nenhum novo imposto será criado.
– Jair Bolsonaro, PR. pic.twitter.com/WCi1ohQl7b— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) April 29, 2019
Antes do vídeo de Jair Bolsonaro, o secretário já havia se manifestado, também no Twitter, a respeito da manchete do jornal de que a Receita queria criar um imposto para tributar igrejas e disse que a publicação se equivoca.
“Chega de tributar folha de salários. Manchete da Folha diz que Receita quer criar imposto novo que vai tributar igrejas. Mas não diz que será eliminado o imposto de 20% sobre a folha de salários, este sim altamente prejudicial a toda a sociedade, inclusive as igrejas”, escreveu.
Em seguida, publicou vídeo do presidente Bolsonaro. “Presidente confirma… haverá redução de impostos, e não elevação como equivocadamente a Folha afirma em sua manchete”, postou em sua conta na rede social.
Segundo Marcos Cintra, a matéria é excelente, mas a manchete utilizada foi “execrável”.
Chega de tributar folha de salários.
Manchete da Folha diz que Receita quer criar imposto novo que vai tributar igrejas.
Mas não diz que será eliminado o imposto de 20% sobre a folha de salarios, este sim altamente prejudicial a toda a sociedade, inclusive as igrejas.— Marcos Cintra (@MarcosCintra) April 29, 2019
Presidente confirma… haverá reduçao de impostos, e não elevação como equivocadamente a Folha afirma em sua manchete pic.twitter.com/7kSAwFkfkR
— Marcos Cintra (@MarcosCintra) April 29, 2019
Fico triste de ver um jornal que tem uma história tão maravilhosa como a Folha dar uma manchete tão infiel à entrevista que concedi.
Excelente matéria; execrável manchete.— Marcos Cintra (@MarcosCintra) April 29, 2019
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.