Bolsonaro indica pente-fino nos últimos 60 dias do Governo Temer
O presidente eleito Jair Bolsonaro vai fazer um pente-fino nas ações dos últimos 60 dias do Governo Michel Temer. Além disso, nos primeiros dez dias da futura gestão, cada ministro deve listar suas políticas primordiais. Elas vão ser avaliadas por Bolsonaro, que vai anunciar um pacote com, pelo menos, 22 medidas prioritárias a serem entregues nos primeiros 100 dias de Governo.
As orientações estão em um documento da equipe de transição que foi entregue aos ministros. Além de diretrizes de gestão, é traçado um cronograma de encontros semanais do primeiro escalão do governo.
Segundo o futuro ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, o documento é uma resposta a diversas críticas: “tem como objetivo ser guia ao Governo que está se instalando e resposta a todos aqueles que falavam que a gente fazia as coisas de improviso”.
A agenda recomenda cortes de gastos e privilégios. Uma das prováveis orientações aos membros do governo vai ser a redução do uso de aviões da FAB para viajar. Outro ponto importante é a diminuição de cargos: de acordo com Onyx Lorenzoni, são 120 mil funções dentro do Governo.
O futuro ministro reafirmou a intenção da equipe econômica de zerar o déficit da União em um ano. Segundo ele, a Reforma da Previdência vem amadurecendo e vai aparecer no momento certo. Já quando questionado sobre as declarações de Fabrício Queiroz na última quarta, disse que não cabe a ele falar sobre isso.
*Informações do repórter Levy Guimarães
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.