Bolsonaro se reúne com líderes da base em busca de apoio para a reforma da Previdência

  • Por Jovem Pan
  • 26/02/2019 07h42 - Atualizado em 26/02/2019 10h27
  • BlueSky
Alan Santos/PR As lideranças pressionam para que o Governo encaminhe à Câmara também a proposta de reforma para os militares

O presidente Jair Bolsonaro se reúne no fim desta terça-feira (26) com lideranças da base no Congresso. O objetivo é pedir empenho dos aliados para garantir a aprovação da reforma da previdência.

Nesta quarta-feira (27), o ministro da Economia, Paulo Guedes, deverá participar de um almoço com os presidentes da Câmara, Rodrigo Maia, e do Senado, Davi Alcolumbre.

Na Câmara, o presidente da Casa avisou que as comissões especiais que vão analisar as propostas do Governo só serão instaladas depois do Carnaval.

As lideranças pressionam para que o Governo encaminhe à Câmara também a proposta de reforma para os militares. A cobrança acendeu o sinal de alerta dentro da área econômica que pretendia encaminhar as novas regras para os militares só no mês que vem. Agora a expectativa é de que o texto seja apresentado o mais rápido possível.

Rodrigo Maia se comprometeu, por exemplo, a só colocar em pauta o projeto dos militares que exige menos votos para aprovação depois que a Proposta de Emenda à Constituição for aprovada na Casa.

Neste momento, a crítica continua sendo que a coordenação política do Governo e a comunicação em torno da reforma, inclusive, deixa muito a desejar, assim como a mobilização popular que seria de fundamental importância nesse momento.

O próprio presidente da Câmara já sinalizou que se o Governo não trabalhar o texto das reformas para os apoiadores de Jair Bolsonaro, o risco é da proposta não sair do papel.

Em meio às críticas à articulação política do Governo, a expectativa hoje é que a deputada Joice Hasselmann (PSL-SP) seja anunciada como a nova líder do Governo no Congresso. Ela tem o apoio dos presidentes da Câmara, Rodrigo Maia, e do Senado, Davi Alcolumbre, e disse que ficou satisfeita com a indicação, principalmente por ser uma parlamentar de primeiro mandato.

Hasselmann participou nesta segunda-feira (25) de reunião de líderes no Congresso e esteve no Palácio do Planalto pelo menos duas vezes.

Na manhã desta terça, o presidente Jair Bolsonaro vai participar em Foz do Iguaçu da posse do novo diretor-geral de Itaipu, o general Silva e Luna, ex-ministro da Defesa.

*Informações da repórter Luciana Verdolin

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.