Brasil recomenda uso da cloroquina para crianças e gestantes
O ministério da Saúde liberou a utilização da cloroquina em crianças e gestantes. A decisão acontece apesar de, nos Estados Unidos, autoridades locais terem revogado a licença para utilização do medicamento.
A secretária de gestão do trabalho e na saúde, Mayra Pinheiro, afirma que no Brasil o protocolo de utilização da cloroquina será, inclusive, ampliado. Segundo ela, nos EUA a diferença é que o medicamento estava sendo utilizado em casos graves e, no Brasil, a recomendação é usar logo nos primeiros sintomas.
Em meio à retomada das atividades comerciais e discussão em torno da reabertura de bares e restaurantes, o secretário executivo do Ministério da Saúde, Élcio Franco, reafirmou que a pasta apenas orienta, uma vez que a flexibilização das medidas de isolamento dependem de avaliação dos gestores locais.
A secretária Mayra Pinheiro afirmou também que na avaliação do governo, a curva da contaminação pelo coronavírus parece estar diminuindo. Segundo ela, atualmente já é possível ver a redução por leitos de internação em UTIs. Para comprovar a tese, no entanto, o governo promete divulgar novas informações nas próximas semanas.
O último balanço do ministério da saúde, divulgado na segunda-feira (15), mostra que o Brasil já registrou 888.271 casos da Covid-19 e 43.959 óbitos causados pela doença.
*Com informações da repórter Luciana Verdolin
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.