Brasil pode antecipar e até ampliar metas previstas do Acordo de Paris, diz ministro
O Brasil caminha a passos largos para anunciar a antecipação e até mesmo uma ampliação de suas metas previstas no acordo de Paris, que prevê a redução nas emissões de gases poluentes e que afetam na temperatura do planeta. A declaração foi dada à Jovem Pan pelo ministro do Meio Ambiente, Edson Duarte.
Segundo ele, o Governo vem negociando com vários setores da economia para viabilizar o anúncio até dezembro. Ele citou como setores essenciais para cumprimento da meta os de produção de soja e criação de gado. A redução do desmatamento nestes dois segmentos já seria suficiente para atingir as metas propostas.
O Brasil se comprometeu a cortar as emissões de gases do efeito estufa em 37% até 2025 e em 43% até 2030.
O ministro disse que com a criação de novas unidades de conservação no país e a redução de desmatamento, o Brasil já consegue ao longo dos últimos dois anos retirar mais de 2,6 bilhões de toneladas de gás carbônico da atmosfera.
“Estamos caminhando com passos muito seguros para continuar derrubando o desmatamento e consolidando dados do cadastro ambiental rural e as unidades de conservação. Esse movimento garantiria o Brasil uma antecipação e a possibilidade”, disse Duarte.
*Informações do repórter Rodrigo Viga
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.