Brasil sobe 15 posições em ranking de ambiente de negócios

  • Por Jovem Pan
  • 01/11/2018 07h16
Marcello Casal Jr/Agência BrasilApesar de melhorar o ambiente para os negócios, o Brasil ainda está atrás do México, Colômbia e Costa Rica, mas à frente agora de Portugal e Argentina

Brasil sobe 15 posições no ranking de ambiente de negócios, mas ainda está longe da ponta, na 109ª colocação. Um relatório do Banco Mundial aponta que o país foi o que mais realizou reformas na América Latina, com impacto favorável aos empreendedores.

O economista Juan Jensen avaliou que são inadiáveis as alterações na Previdência e setor tributário.

Pela primeira vez, em 16 anos, desde que o relatório Doing Business começou a ser publicado, o Brasil superou seus vizinhos em reformas, com destaque aos certificados digitais para importação, aprimoramento do acesso ao crédito, criação de sistema online para facilitar abertura de empresas e adoção de sistema eletrônico para gestão do fornecimento de energia.

Apesar de melhorar o ambiente para os negócios, o Brasil ainda está atrás do México, Colômbia e Costa Rica, mas à frente agora de Portugal e Argentina.

O resultado levou o presidente Michel Temer a comentar no Twitter que as reformas executadas nesses dois anos fizeram com que o Brasil avançasse mais de 15 posições. Isso mostra que trilhamos o caminho certo e que o Brasil está pronto para avançar ainda mais nessas reformas que beneficiam a população. E deixa claro o compromisso do Governo em melhorar o ambiente de negócios para pequenas e médias empresas.

O Brasil ficou na 109ª posição, de um total de 190 países, no levantamento do Banco Mundial.

*Informações do repórter Marcelo Mattos