Brasil sobe 15 posições em ranking de ambiente de negócios
Brasil sobe 15 posições no ranking de ambiente de negócios, mas ainda está longe da ponta, na 109ª colocação. Um relatório do Banco Mundial aponta que o país foi o que mais realizou reformas na América Latina, com impacto favorável aos empreendedores.
O economista Juan Jensen avaliou que são inadiáveis as alterações na Previdência e setor tributário.
Pela primeira vez, em 16 anos, desde que o relatório Doing Business começou a ser publicado, o Brasil superou seus vizinhos em reformas, com destaque aos certificados digitais para importação, aprimoramento do acesso ao crédito, criação de sistema online para facilitar abertura de empresas e adoção de sistema eletrônico para gestão do fornecimento de energia.
Apesar de melhorar o ambiente para os negócios, o Brasil ainda está atrás do México, Colômbia e Costa Rica, mas à frente agora de Portugal e Argentina.
O resultado levou o presidente Michel Temer a comentar no Twitter que as reformas executadas nesses dois anos fizeram com que o Brasil avançasse mais de 15 posições. Isso mostra que trilhamos o caminho certo e que o Brasil está pronto para avançar ainda mais nessas reformas que beneficiam a população. E deixa claro o compromisso do Governo em melhorar o ambiente de negócios para pequenas e médias empresas.
O Brasil ficou na 109ª posição, de um total de 190 países, no levantamento do Banco Mundial.
*Informações do repórter Marcelo Mattos
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.