Brasileiro está disposto a gastar mais no Natal, mas maioria usará 13º para quitar dívidas
Brasileiro está disposto a gastar mais no Natal, embora a maioria ainda pretenda usar o 13º salário para o pagamento de dívidas.
Pesquisa da Associação Comercial de São Paulo, realizada entre os dias 01 e 15 de outubro, apontou que subiu de 5% para 8,6% aqueles que vão dispor da primeira parcela para adquirir presentes; e de 2,5% para 8% os investimentos em viagens.
O economista Marcel Loimeo avaliou que as compras de Natal começam já na Black Friday: “a economia está melhor hoje do que estava no ano passado. Como nós tivemos queda grande da taxa de juros e aumento de prazo dos crediários, isso vai permitir que a venda de bens de maiores valores seja expandida. Estamos trabalhando com crescimento entre 3% e 5% das vendas, mas se pegar só comercio eletrônico o crescimento deve ser de 10% a 15% sobre o ano passado”.
Apesar do aumento na intenção de consumo, a pesquisa mostrou que dois terços dos brasileiros vão usar o 13º salário para pagar dívidas, 43%, enquanto os que preferem poupar o recurso extra somam 23%.
*Informações do repórter Marcelo Mattos
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.