Brasília vai fazer aniversário ‘sem festa’ e Ibaneis prepara retomada de atividades

  • Por Jovem Pan
  • 20/04/2020 07h12 - Atualizado em 20/04/2020 08h11
Arquivo / Agência Brasil Cortes atingiram 28 ministérios, autarquias e agências A informação oficial nesse momento é que a rede de saúde da capital do país ainda tem capacidade de atender a um aumento do número de casos

O aniversário de Brasília será comemorado amanhã (21) sem festa no Distrito Federal. O comércio, bares e restaurantes já estão fechados a pouco mais de um mês e as escolas não têm aulas desde o ultimo dia 12 de março.

O governo do DF foi a primeira unidade da federação a suspender as aulas. O que, inicialmente, foi considerada uma medida um pouco precipitada. Mesmo assim, logo depois o governo local ampliou o número de estabelecimentos que precisavam ficar fechados.

Nas últimas duas semanas, no entanto, o movimento que se vê na cidade é da retomada gradual das atividades. No início agora de abril, as feiras livres permanentes de produtos alimentícios tiveram autorização de voltar a funcionar.

Nos últimos dias o governo liberou também o funcionamento de lojas de móveis, eletroeletrônicos e óticas. A expectativa é de que a partir do dia 3 de maio o comércio em geral retome suas atividades.

O Sindicato dos Hotéis, Bares e Restaurantes propôs ao governador Ibaneis Rocha que os estabelecimentos retornem às atividades observando um protocolo de segurança que leve em consideração o distanciamento entre pessoas, o reforço na higienização e observação da distância mínima de dois metros entre mesas, além de medidas para evitar aglomerações nos locais.

Ibaneis Rocha prometeu, a partir da retomadas das atividades, distribuir um milhão de máscaras para a população. Essa retomada gradual das atividades em Brasília está sendo possível por conta da avaliação que está sendo feita pela área da saúde, de que a curva de contaminação aqui na capital do país, tem se mantido estável.

A retomada de algumas atividades não teria provocado, segundo avaliações iniciais, um aumento significativo do número de casos. No momento o governo local considera seguro caminhar com um pouco mais de velocidade e já avisou, no entanto, que se a crise se agravar, novas medidas de contenção poderão ser determinadas.

A informação oficial nesse momento é que a rede de saúde da capital do país ainda tem capacidade de atender a um aumento do número de casos. Mesmo assim, a recomendação continuará sendo de que idosos e crianças devem permanecer em casa.

*Com informações da repórter Luciana Verdolin

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.