Busca por oxímetro dispara nas farmácias; especialistas avaliam uso doméstico

  • Por Jovem Pan
  • 09/05/2020 07h01
Wilker Mattos/Estadão Conteúdo Em nota, a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia diz que não recomenda o uso do oxímetro domiciliar para monitoramento da Covid-19

Especialistas alertam que o uso de oxímetros por pessoas leigas não é indicado para detectar possíveis casos da Covid-19. O aparelho, que mede o nível de oxigênio no sangue, pode revelar algum comprometimento das funções pulmonares, um dos sintomas de contaminação pelo coronavírus e, por isso, tem sido muito procurado pelos brasileiros.

Desde o dia 20 de abril, as buscas pelo termo oxímetro no Google mais do que dobraram, acendendo um alerta para os médicos. De acordo com o pneumologista da Associação Paulista de Medicina, Paulo Manuel Fernandes, apesar de o aparelho aparentar ser de fácil de manuseio, é preciso ter conhecimento para não causar pânico.

Segundo ele, o oxímetro é recomendado, principalmente, para pacientes que já tem alguma doença pulmonar crônica e estão acostumados com o aparelho.

O chefe da equipe de pneumologia do Hospital Samaritano e professor da Santa Casa de São Paulo, Mauro Gomes, afirma que nem sempre a taxa de oxigenação é o primeiro sinal de gravidade da Covid-19.

Para o pneumologista Rodrigo Santiago, o uso incorreto do aparelho pode resultar exatamente no que deve ser evitado: aglomerações nos hospitais.

Em nota, a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia diz que não recomenda o uso do oxímetro domiciliar para monitoramento da Covid-19 e destaca que não há estudos científicos sobre o tema. Segundo a SBPT, o aparelho deve ser usado apenas por indivíduos com doenças pulmonares e sob recomendações médicas.

*Com informações da repórter Beatriz Manfredini

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.