Cadastro de biometria: prazo está perto do fim; quem não realizar pode ter título cancelado
O prazo para o cadastro da biometria está próximo do fim em mais de 100 cidades brasileiras.
No Ceará, Lavras da Mangabeira, Madalena, Paracuru, Pedra Branca e Mauriti encerram o cadastramento no próximo dia 28. Nas cidades mineiras de Uberlândia, Uberaba e Contagem, por exemplo, o prazo já venceu no dia 09.
Só em São Paulo, o cadastro é obrigatório em 84 municípios. Na capital paulista e em algumas cidades da região metropolitana como Taboão da Serra, Santo André, São Caetano e São Bernardo do Campo, a coleta das impressões digitais não é obrigatória.
A coordenadora do posto de biometria do Anhangabaú, Nádhia Nakaya, reforçou que é importante procurar a lista de cidades que precisam ter o cadastro biométrico antes das eleições desse ano.
O cidadão deve consultar o site do TRE do seu Estado e verificar se é preciso agendar o atendimento.
O período de cadastramento biométrico em Botucatu, Itatinga, Pardinho, Várzea Paulista, Sorocaba, Araçoiaba da Serra, Salto de Pirapora, Guarulhos e Votorantim acaba no dia 23 de março deste ano.
O prazo, em vários outros municípios do País, vai até o dia 30 de março.
Quem perder a data limite precisa procurar o cartório eleitoral para regularizar a situação até o dia 09 de maio. Depois disso, o título será cancelado, e sem ele, o cidadão não pode participar de concursos públicos nem tirar passaporte.
A meta da Justiça Eleitoral é cadastrar mais de 9,8 milhões de digitais neste ano.
O registro biométrico começou em 2008 e pretende abranger todos os eleitores do Brasil até 2022.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.