Caio Vieira de Mello toma posse como ministro do Trabalho nesta terça (10)
O novo ministro do Trabalho toma posse às 15h desta terça-feira (10) no Palácio do Planalto. Caio Vieira de Mello é desembargador aposentado e ex-vice-presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª região. Hoje ele é consultor de um escritório de advocacia.
Vai assumir uma pasta que já foi alvo de três fases de operações da Polícia Federal, e de uma série de denúncias de irregularidades.
O Ministério estava sob o comando do PTB. Há tempos, o presidente era aconselhado a fazer mudanças na pasta. Mas diante da dificuldade em garantir apoio no Congresso Nacional, evitar qualquer impasse com a legenda.
O novo ministro aparece agora como um nome técnico, diante inclusive da dificuldade em encontrar um político que aceite assumir o cargo às vésperas do período eleitoral.
O presidente da Associação Nacional dos Magistrados do Trabalho, Guilherme Guimarães Feliciano, elogiou a escolha de Vieira de Mello: “diante desta dança de cadeiras e de tantos constrangimentos, talvez nos tenhamos agora um bom início para este final de mandato do presidente em relação a essa pasta”.
O ministro da Secretaria de Governo, Carlos Marun, explicou que a escolha não teve nenhum viés político: “é indicação pessoal do presidente da República que não passou pela política”.
Citado na semana passada durante as investigações, o ministro apresentou nesta segunda-feira à Corregedoria da Polícia Federal uma notícia-crime pedindo abertura de um inquérito policial apurar os vazamentos de informações.
*Informações da repórter Luciana Verdolin
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.