Caixa começa a pagar nesta segunda benefício a pescadores afetados pelo vazamento de óleo
![](https://jpimg.com.br/uploads/2019/10/c39ca80133f2b16f8a12c0145a1f3d669698ef2fw.jpg)
A Caixa Econômica Federal começa a pagar, nesta segunda-feira (16), a primeira parcela do auxílio emergencial aos pescadores que foram afetados pelo vazamento de óleo no litoral do país.
Ao menos 65 mil profissionais registrados podem receber o benefício de R$ 1996, que será pago em duas parcelas. É necessário estar inscrito no Registro Geral da Atividade Pesqueira, em situação ativa nas categorias peixes, crustáceos ou moluscos.
O auxílio beneficia profissionais que atuam em municípios dos nove estados do Nordeste, do Rio de Janeiro e do Espírito Santo. Apenas aqueles que tiveram prejuízos até a data em que a Medida Provisória foi editada pelo governo podem ter acesso à indenização.
Para sacar o valor é necessário apresentar o cartão social em qualquer canal da Caixa, como Casas Lotéricas, terminais de autoatendimento e correspondentes.
Aqueles que não tem o cartão podem sacar em qualquer agência do banco, com documento de identificação com foto.
O pagamento vai ser feito até o dia 23 de dezembro.
De acordo com o Ministério da Agricultura, o auxílio emergencial pecuniário não interfere no recebimento de outros benefícios financeiros, como o Bolsa Família ou o Seguro Defeso.
Segundo o mais recente balanço do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente, o IBAMA, mais de 900 pontos do litoral do Nordeste e estados do Sudeste já foram atingidos pelo vazamento.
A origem do óleo é desconhecida e as investigações ainda não apontaram o que causou o maior desastre ambiental do litoral do país.
*Com informações da repórter Letícia Santini
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.