Câmara pode concluir nesta segunda-feira votação do ‘orçamento de guerra’

  • Por Jovem Pan
  • 04/05/2020 07h12 - Atualizado em 04/05/2020 07h48
EBC Congresso amplia recursos para financiamento de campanhas eleitorais O presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia, busca acordo entre os lideres para concluir a votação da proposta

O plenário da Câmara dos Deputados volta a se reunir virtualmente nesta segunda feira (4). A grande expectativa é para a possível conclusão da analise da PEC que trata do orçamento de guerra.

O texto já havia sido aprovado pelos deputados, mas como foi alterado pelo Senado precisa ser novamente analisado pela Câmara.

A proposta é, basicamente, o principal instrumento para garantir os gastos do governo federal com a covid-19. Na prática, ela separa os gastos com o combate ao novo coronavírus daqueles já previstos no orçamento da União.

Isso quer dizer que o governo terá liberdade para gastar com o combate a pandemia sem correr risco de cometer crime de responsabilidade.

O presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia, busca acordo entre os lideres para concluir a votação da proposta. Ele acredita que pelo menos um trecho do texto que veio do Senado deve ser alterado: o que traz exigência de manutenção dos empregos com parte das empresas para compra de titulo de credito pelo BC.

Ainda na sessão marcada para essa segunda, os deputados podem concluir a votação dos destaques que podem alterar pontos da MP que permite venda de imoveis da União em bloco.

A medida passa a ser autorizada caso haja parecer técnico indicando que haverá maior valorização dos bens do que a negociação de terrenos isolados.

Os parlamentares podem votar também três PLs relacionados ao novo coronavírus: um que trata de medidas de apoio aos povos indígenas, um que amplia a divulgação do disque 180 e outro que disciplina relações jurídicas durante a pandemia.

*Com informações do repórter Antônio Maldonado

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.