Câmara tenta concluir entre segunda e terça segundo turno da Previdência

  • Por Jovem Pan
  • 05/08/2019 06h08 - Atualizado em 05/08/2019 06h11
  • BlueSky
Luis Macedo/Câmara dos Deputados Caso o segundo turno seja concluído nesta semana, a reforma da Previdência chega ao Senado na segunda-feira, dia 12

A Câmara começa o semestre legislativo com a missão de votar o segundo turno da reforma da Previdência. O presidente da Casa, Rodrigo Maia, convocou oito sessões de terça (6) a quinta-feira (8) para deliberar a matéria.

No primeiro turno, o governo conseguiu um resultado expressivo, com 379 deputados votando favoravelmente à PEC e rejeitando a maioria dos destaques, que são sugestões de mudança no texto. Agora, o objetivo é repetir o placar.

Nesta segunda-feira (5) a tarde e na terça de manhã, a Câmara faz as duas sessões restantes para que se cumpra o prazo mínimo de cinco reuniões entre cada turno. Depois, o texto-base da matéria passa por uma nova votação, onde mais uma vez serão necessários 308 votos para a aprovação.

Em seguida, outra votação de destaques. A diferença é que desta vez, são permitidos apenas destaques supressivos, que pedem a retirada de trechos da proposta.
Em entrevista ao programa 3 em 1, o secretário de Previdência, Rogério Marinho, disse que o governo está mapeando os votos para não ser surpreendido. “Nós nos debruçamos sobre o mapa de votação e observamos quem votou no projeto na sua integralidade e aqueles que destoaram nas questões dos destaques.”

Deputados contrários à reforma sabem que não vão ter votos para barrar a proposta, mas apostam nos destaques para conseguir alguma vitória e desidratar o texto.

Caso o segundo turno seja concluído nesta semana, a reforma da Previdência chega ao Senado na segunda-feira, dia 12. Senadores já discutem a proposta e articulam uma PEC paralela para reincluir estados e municípios nas novas regras de aposentadoria.

*Com informações do repórter Levy Guimarães

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.