Câmara tentará votar reforma política, ou parte dela, ainda nesta semana
Mesmo com o feriado da Independência, na próxima quinta-feira (07), a Câmara dos Deputados tentará votar a Reforma Política, ou parte dela.
Diante da repercussão negativa e da falta de consenso sobre o sistema eleitoral “distritão” e o fundo público de financiamento das campanhas, há uma proposta que ganha força no Congresso: o fim das coligações e a criação de uma cláusula de desempenho.
O texto estabelece uma exigência de desempenho mínimo nas urnas para que as legendas tenham acesso ao fundo partidário e ao tempo de propaganda gratuita na TV e no rádio.
Na prática, a proposta deverá reduzir o número de partidos políticos no País. A matéria é sustentada, inclusive, pelo presidente do Senado Eunício Oliveira, que defende o sistema eleitoral “distrital misto”: “ao meu ver, resolve 80% das pendências que temos em relação às eleições”.
Mas não é só reforma política que deverá ser pautada nessa semana. O Congresso deverá votar os dois destaques que faltam para concluir a análise do projeto de revisão da meta fiscal.
Mesmo com a previsão de quórum baixo na Casa, Eunício Oliveira, acredita que a sessão desta terça-feira (05) alcançará o número de parlamentares que é preciso para finalizar essa votação.
*Informações do repórter Arthur Scotti
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.