Campanha Nacional de Vacinação contra pólio e sarampo realiza Dia D neste sábado (18)

  • Por Jovem Pan
  • 17/08/2018 07h07 - Atualizado em 17/08/2018 07h32
Altemar Alcantara/SemcomA campanha tem como objetivo imunizar crianças de até 5 anos contra o sarampo e a poliomielite

O Dia D da Campanha de vacinação começa neste sábado (18) em todo o Brasil. São mais de 36 mil postos de saúde abertos durante o dia para receber o público-alvo da campanha. As unidades ficam abertas das 8h às 17h.

A campanha tem como objetivo imunizar crianças de até 5 anos contra o sarampo e a poliomielite. Até a última terça-feira (14), apenas 16% deste público havia se vacinado.

O Ministro da Saúde, Gilberto Occhi, reforçou que a vacina é a forma mais eficaz de evitar a volta dessas doenças, que já tinham sido eliminadas no país.

A pólio é causada por um vírus que pode levar a paralisia e a perda de massa muscular. O sarampo tem sintomas semelhantes à gripe, mas inclui o aparecimento de manchas vermelhas na pele. Se não for tratado, o sarampo pode levar à morte.

O país passa por um surto desta doença, com foco em Roraima e no Amazonas. De acordo com o Ministério da Saúde, já foram confirmados 910 casos de sarampo no país. A Campanha Nacional de Vacinação continua em todo o Brasil até o dia 31 de agosto.

*Informações da repórter Nanny Cox