Cancelamento do São João preocupa cidades do nordeste
Artistas se preparam para um São João diferente esse ano. Adilson e outros cantores terão que abandonar os palcos e levar a alegria do forró para dentro de casa, já que os eventos estão cancelados durante a pandemia.
O músico sofre ao ver uma das festas mais tradicionais do país cancelada por causa do perigo do coronavírus.
“Porque pra gente é muito forte, vocês sabem muito bem o que é isso, o simbolismo do São João, a festa é como se fosse um natal no hemisfério norte. Pra gente aqui no nordeste é o São João, mais do que o carnaval. É fonte de renda, movimento, é alegria. As pessoas quem moram no Sudeste e outras regiões do país voltam nesse período.”
Em virtude das medidas de restrição, municípios de vários estados do nordeste estão adiando ou mesmo cancelando as festas juninas. Mas a perda econômica já começa a ser sentida e preocupa os prefeitos.
Só em Campina Grande, considerado o maior São João do mundo, o prejuízo pode passar de 250 milhões de reais. Ainda assim, o representante do Fórum Nacional do Forró de Raiz da região, Alfranque Amaral, destaca a importância de manter a tradição.
“As festas juninas de Campina Grande foram adiada para outro, mas em função da festa junina serem festas seculares, tradicionais e religiosas, o São João vai acontecer. A gente do Fórum Nacional do Forró de Raiz vai fazer o ‘São João na Rede’. De modo que vamos invadir a internet com vídeos, lives de todos os lugares que for possível fazer a transmissão ao vivo.
Os artistas que se apresentam na festa apelam ao poder público para que eles sejam remunerados mesmo fazendo os shows em casa. Até lá, o Adilson só espera a hora de poder animar o povo mais uma vez.
*Com informações do repórter Vinícius Moura
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.