Caso Kashoggi: Secretário de Estado dos EUA pede esclarecimentos a príncipe saudita

  • Por Jovem Pan
  • 14/01/2019 06h30
Agência EFEMike Pompeo está em viagem por Doha, no Catar

O secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, pediu esclarecimentos ao príncipe saudita Mohamed bin Salman sobre a morte do jornalista Jamal Khashoggi.

Durante uma entrevista coletiva em Doha, no Catar, ele disse que equipes de segurança dos Estados Unidos precisam de todos os detalhes do assassinato, cometido em outubro do ano passado na embaixada da Arábia Saudita em Istambul.

Pompeo garantiu que vai continuar discutindo com o príncipe herdeiro para que todos prestem conta e que os autores sejam reconhecidos como responsáveis também pelas autoridades americanas.

O julgamento de 11 suspeitos de envolvimento na morte de Khashoggi começou no dia 3 de janeiro na Arábia Saudita e cinco já tiveram pena de morte decretada. Além disso, as autoridades norte-americanas aplicaram sanções a 17 sauditas envolvidos no caso.

No final de dezembro de 2018, o Senado dos Estados Unidos elaborou uma resolução condenando o príncipe herdeiro Mohammed bin Salman pela morte de Khashoggi.

O presidente americano Donald Trump ainda não se manifestou de forma incisiva sobre o ocorrido e está relutante em condenar o príncipe pelo crime. O secretário de Estado Mike Pompeo seguiu a posição de Trump e também evitou responsabilizar Mohammed pela morte do jornalista saudita.

Pompeo disse à imprensa que o acompanha na viagem pelo Oriente Médio que não há provas de envolvimento do príncipe herdeiro da Arábia Saudita no assassinato do jornalista Jamal Khashoggi.

*Com informações da repórter Nanny Cox