Casos de feminicídio e estupro cresceram no RJ em 2018, segundo estudo
O governo do RJ ainda está reduzindo os recursos destinados ao combate à violência contra a mulher
Os casos de violência contra mulheres não param de crescer no Rio de Janeiro e no Brasil. Nesta terça-feira (30), uma fotografia desta violência foi traduzida em números pelo dossiê da mulher. O trabalho foi realizado pelo Instituto de Segurança Pública, órgão ligado à Secretaria de Segurança Pública do Rio de Janeiro.
Em 2018, foram registrados 71 casos de feminicídios, o equivalente a um caso a cada cinco dias no Estado. A maioria dos crimes foi cometida por pessoas próximas às vítimas.
O dossiê mostrou ainda que no ano passado foram 4.543 casos de estupro contra 4.173 no ano de 2017 – uma média de 12 casos por dia, o maior nível desde 2014. Parte significativa dos casos foi cometida por pais, padrastos e conhecidos das vítimas.
A delegada responsável pelos atendimentos às mulheres no RJ, Juliana Emeride, destacou que os números ainda carregam a chamada “subnotificação”: ela sempre foi um grande problema, porque a mulher se sente fragilizada, com vergonha de denunciar, mas a gente tem que quebrar esse estigma”.
Por conta do caos financeiro, o governo do RJ ainda está reduzindo os recursos destinados ao combate à violência contra a mulher.
*Informações do repórter Rodrigo Viga
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.