Casos de sarampo passam de 6 mil em São Paulo; dia D de vacinação acontece no sábado
O número de casos de sarampo aumentou 12% em São Paulo, segundo dados do relatório emitido nesta quarta-feira (16) pela Secretaria Estadual de Saúde. Desde o início do ano, 6.871 pessoas foram contaminadas pelo vírus.
Para conter o avanço da doença, a secretaria vai realizar, neste sábado (19), mais um dia D de vacinação contra o sarampo. A imunização estará disponível em 4.300 postos de saúde, que ficarão abertos entre as 8 horas e as 17 horas.
O público alvo da campanha são crianças entre 6 meses e 5 anos de idade que ainda não receberam a dose. Na semana passada, o Estado de São Paulo registrou mais três casos de morte por sarampo, sendo dois deles crianças menores de 5 anos que não foram vacinadas.
Desde o dia 7 de outubro, o estado vacinou 17.600 crianças, mas a meta é alcançar mais de 2 milhões de imunizações. A vacina tríplice viral protege contra o sarampo, caxumba e rubéola, e é contraindicada para bebês menores de seis meses.
Vale ressaltar que o calendário nacional de vacinação prevê a aplicação da tríplice aos 12 meses e o reforço aos 15 meses. Neste ano, os bebês com menos de um ano também devem receber a chamada “dose zero”, que não é contabilizada no calendário.
É importante lembrar que a vacina é feita também com a proteína lactoalbumina, por isso os alérgicos devem passar pela triagem antes da imunização, para receber a dose sem o componente.
A campanha de vacinação contra o sarampo para crianças entre seis meses e cinco anos de idade vai até o dia 25 de outubro.
*Com informações da repórter Camila Yunes
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.