Casos de sarampo sobem 30% em 11 dias em SP; Estado já tem 633 registros da doença
Subiu para 633 o número de casos de sarampo no Estado de São Paulo. O balanço foi divulgado nesta terça-feira (30) pela Secretaria Estadual da Saúde. O crescimento foi de 30% em onze dias.
A maior parte dos registros ocorreu na capital paulista, com 484 registros. Diante da explosão de casos, segue firme a campanha de vacinação na capital e em outras 14 cidades da Grande São Paulo, com o objetivo de imunizar 4,4 milhões de pessoas.
Até o momento, cerca de 800 mil doses da vacina tríplice viral já foram aplicadas, o que corresponde a 18% da meta. O público-alvo são jovens de 15 a 29 anos e mesmo quem já foi vacinado deve tomar novamente. Na capital, crianças com idade entre seis meses e um ano também devem ser imunizados.
O infectologista do Hospital Emílio Ribas, Jean Gorinchteyn, alerta que é preciso tomar cuidado para não esquecer da segunda dose, necessária para a proteção completa. “Aqueles adolescentes de 15 a 29 anos que tenham tomado apenas uma dose são pessoas que podem desenvolver formas mais brandas da doença, mas ainda transmitem. Vacinar com duas doses é fundamental.”
Jean Gorinchteyn lembra que as crianças com idade entre seis e doze meses precisam ser novamente vacinadas com um ano e com quinze meses.
Para os grupos prioritários, não é necessária a apresentação da carteira de vacinação ou documento.
As doses estão sendo disponibilizadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), postos volantes em linhas do metrô e da CPTM, além do Terminal Metropolitano São Mateus da EMTU.
*Com informações do repórter Matheus Meirelles
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.