CCJ vota PL que pretende permitir que jovens com menos de 18 anos adiantem testes para tirar CNH

  • Por Jovem Pan
  • 18/04/2018 09h46
Divulgação/DetranComissão de Constituição e Justiça vai votar na sessão desta quarta-feira (18), a partir das 10h, a possibilidade dos jovens adiantarem os testes antes mesmo de completar os 18 anos de idade

No começo pode parecer complicado. Arrumar os espelhos, controlar a embreagem, engatar a marcha e lembrar da dar a seta. Para muita gente, dirigir um carro pode ser difícil, e isso gera ansiedade na hora da prova pra tirar a primeira habilitação, como é o caso do Lucas, de 18 anos, que está justamente tirando a carta.

Alguns anos atrás o processo todo na autoescola levava, em média, 30 dias. Mas agora o rigor aumentou, o número de aulas obrigatórias subiu, o curso teórico ficou mais longo e, ainda por cima, veio o simulador, como explica o dono de uma autoescola.

Justamente por essa demora e pela ansiedade que algumas pessoas têm para tirar a carta, a Comissão de Constituição e Justiça vai votar na sessão desta quarta-feira (18), a partir das 10h, a possibilidade dos jovens adiantarem os testes antes mesmo de completar os 18 anos de idade.

A proposta de lei é de autoria do senador Dario Berger (MDB-SC). Ele quer permitir que as pessoas com 17 anos e nove meses já possam começar a fazer os testes teóricos, como o próprio senador explicou.

A CCJ é a mais importante comissão do Senado federal. Tem por objetivo discutir diversas propostas que realmente são necessárias para o andamento do país, como o fim do foro privilegiado, que é de interesse de boa parte da população, por exemplo.

Procurado para saber se essa discussão sobre a carteira de motorista não tira o foco de outros assuntos mais urgentes, o relator da proposta, o senador Randolfe Rodrigues (Rede) não quis comentar o assunto.

*Informações do repórter Caio Rocha