Cerca de 1,8 milhão de eleitores vivem em áreas dominadas pelo crime organizado no RJ
![](https://jpimg.com.br/uploads/2017/09/Favela-da-Rocinha_ABR.jpg)
Um mapeamento das eleições 2018 feito pela Secretaria de Segurança Pública do Rio de Janeiro apontou que cerca de 1,8 milhão de eleitores vivem em áreas dominadas pelo crime organizado.
O Estado terá quase cinco mil áreas de votação nestas eleições, sendo que, em 637 delas quem manda é o crime organizado.
As tropas federais já foram convocadas para as eleições e vão atuar em mais de 40 cidades do Estado do RJ, que conta com 92 municípios.
Segundo fontes da área de Segurança do RJ, possivelmente, haverá ocupação de favelas e áreas próximas para garantir o direito de ir e vir dos eleitores.
Felizmente, até agora, não houve mortes de candidatos. Há dois anos, mais de dez candidatos a vereador foram mortos no Estado. Apesar dos números, o secretário de Segurança do Estado, general Richard Nunes, não acredita que o crime organizado possa impedir o direito do cuidadão votar: “não há motivo para a gente ver preocupação para a prática do voto. A preocupação maior é para coibir financiamento de campanha por facções criminosas que possam influenciar no processo eleitoral”.
Na próxima semana, as forças de segurança do RJ iniciarão operação contra o roubo de cargas que, embora venha caindo, ficou estável no último levantamento.
Confira a cobertura completa das Eleições 2018
*Informações do repórter Rodrigo Viga
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.