Chanceler argentino diz que eleição no Brasil ocorreu ‘de forma legítima e democrática’
O governo argentino comentou as eleições brasileiras do último domingo (07). O chanceler Jorge Faurie declarou que a eleição ocorreu “de forma legítima e democrática” e que os brasileiros estão “preocupados com o futuro, não com o passado.”
Ele também reforçou que a Argentina quer consolidar um diálogo com que se traduza em benefícios para brasileiros e argentinos: “A Argentina está interessada principalmente, e nós demonstramos isso nos últimos dois ou três anos em que houve diferentes situações da vida política brasileira, em ter uma visão de consolidar as instituições brasileiras e de trabalhar para que o Brasil, com sua estrutura institucional consolidada, tenha um desenvolvimento econômico que não é apenas benéfico aos brasileiros, mas também, obviamente, aos países da região”.
Para o chanceler, metade dos resultados das urnas brasileiras mostra o apoio a uma figura nova que ganhou notoriedade na política brasileira.
Faurie foi questionado se o governo tinha preferência entre Jair Bolsonaro e Fernando Haddad, com quem o presidente argentino, Maurício Macri, já teve relações diplomáticas quando foi prefeito de Buenos Aires.
O chanceler respondeu que “a Argentina quer que o ganhador seja aquele que permita ao Brasil consolidar a democracia, institucionalidade e economia”. Ele também esclareceu que não houve diálogo com nenhum dos dois candidatos à presidência do Brasil.
Confira a cobertura completa das Eleições 2018
*Informações da repórter Marcella Lourenzetto
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.