China vai financiar primeiro trem intermunicipal de SP

  • Por Jovem Pan
  • 07/08/2019 07h56 - Atualizado em 07/08/2019 19h54
Flickr/Governo do Estado de São Paulo Doria visita país em busca de desestatização

O governador João Doria (PSDB) vai receber, nesta quarta-feira (7), o apoio formal para a construção do trem intermunicipal. Um grupo chinês da cidade de Xiam vai manifestar o seu interesse em fazer o primeiro projeto do novo modelo de transporte, que vai ligar São Paulo a Campinas e também a Americana.

Ainda em Pequim, o presidente da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), Benedito Braga, conversou com empresários locais a respeito da despoluição dos rios Pinheiros e Tietê. Segundo ele, essa tarefa ficará com a companhia.

“Estamos estudando o envolvimento dos chineses no projeto como um todo. A parte de despoluição dos afluentes já está ao encargo da Sabesp, que já está fazendo as licitações que são necessárias para acelerar esse processo”, explicou.

Na terça-feira (6), o presidente da Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade de São Paulo (Invest SP), Wilson Mello, do programa de desestatização, foi apresentado, assim como o secretário Gustavo Junqueira, da Agricultura, que discursou sobre as potencialidades do agronegócio.

“A relação entre Brasil e China normalmente acaba no Porto de Santos, nós precisamos dar um segundo passo, mais firme, onde as companhias chinesas possam investir diretamente na produção, o que vale para o agronegócio mas vale também para outras áreas da economia brasileira, e os brasileiros também precisam avançar, precisam sair do porto de Xangai e conseguir colocar, nas prateleiras chinesas, os nossos produtos”, disse.

Hoje, o governador Doria cumpre agenda em Xiam e vai conhecer o exército de Terracota.

*Com informações do repórter Marcelo Mattos 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.