Cidade de São Paulo promove ação de combate à Hanseníase nesta quarta-feira

  • Por Jovem Pan
  • 31/01/2018 07h57
PixabaySegundo o coordenador do projeto na capital paulista, Carlos Tadeu Ferreira, esse trabalho tem como objetivo fazer o diagnóstico da doença

Uma ação de combate e prevenção à Hanseníase acontece nesta quarta-feira (31) em São Paulo. A atividade é uma iniciativa do Ministério da Saúde e também vai ocorrer em outras cidades do País.

Segundo o coordenador do projeto na capital paulista, Carlos Tadeu Ferreira, esse trabalho tem como objetivo fazer o diagnóstico da doença.

Ele explicou que quando os sintomas aparecem a situação pode ser grave: “a hanseníase é doença silenciosa e quando começam a aparecer os sintomas, muitas vezes, ela já tem as incapacidades físicas instaladas. Daí a importância do diagnostico ser feito o mais rápido possível”.

De acordo com o coordenador do Programa Municipal de Combate a Hanseníase, Carlos Tadeu Ferreira, os principais sinais da doença são: manchas esbranquiçadas e diminuição ou perda da sensibilidade corporal.

A campanha vai disponibilizar agentes para fazer esse diagnóstico na Praça da República, Praça do Forró e nos terminais Capela do Socorro, Jabaquara e Grajaú.

As unidades de saúde também vão ter atividades de conscientização para a população.

Além disso, monumentos e viadutos da cidade serão iluminados com a cor roxa como símbolo da ação.

O tratamento da hanseníase é gratuito, garante a cura, previne incapacidades físicas e a partir da primeira dose do medicamento bloqueia a transmissão da doença.

*Informações do repórter Vinicius Custódio