Cidades que não atingiram meta de vacinação contra sarampo e pólio fazem “Dia D” neste sábado

  • Por Jovem Pan
  • 01/09/2018 10h32
Arquivo/Agência Brasil vacinação infantil O objetivo era imunizar 95% do público-alvo, mas, até quinta-feira, apenas o Amapá havia conseguido alcançar esse índice

Cidades que não atingiram a meta de vacinação contra o sarampo e a paralisia infantil realizam hoje mais um dia “D” da campanha.

O encerramento estava previsto para esta sexta-feira, mas, diante da baixa procura, o governo determinou a abertura dos postos de saúde neste sábado.

O objetivo era imunizar 95% do público-alvo, mas, até quinta-feira, apenas o Amapá havia conseguido alcançar esse índice.

A campanha começou no dia 6 de agosto e todas as crianças de um a cinco anos de idade foram convocadas.

O chamado valia, inclusive, para aquelas que estavam com a carteirinha de vacinação em dia – elas receberam doses de reforço.

O infectologista Celso Granato sugeriu que toda a população procure se imunizar contra o sarampo. Segundo ele, o sarampo é muito mais comum em crianças, mas também pode ser contraído por adultos.

A diretora de Imunizações da Secretaria Estadual da Saúde de São Paulo, Helena Sato, disse que as vacinas vão continuar disponíveis depois da campanha e reiterou que somente os postos considerados “estratégicos” vão abrir as portas neste sábado.

Segundo o Ministério da Saúde, mil quinhentos e cinquenta e três casos de sarampo foram confirmados no Brasil em 2018.

Já a paralisia infantil continua erradicada no país, mas os índices de imunização estão caindo.

Atualmente, 312 cidades estão com a cobertura vacinal abaixo da meta estabelecida pelo governo e isso abre caminho para o retorno da doença.

*Informações do repórter Vitor Brown

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.