Cláudio Castro considera desistir de pré-candidatura ao Senado

Governador do RJ ainda afirmou que pretende completar seu mandato até dezembro de 2026 e descartou a possibilidade de se tornar deputado federal ou conselheiro do TCE

  • Por Jovem Pan
  • 03/10/2025 13h48
  • BlueSky
RODOLFO BUHRER/FOTOARENA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO COSUD CONFERÊNCIA MATA ATLÂNTICA O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL)

O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), está propenso a desistir de sua pré-candidatura ao Senado em 2026 e planeja cumprir seu mandato integralmente, até 31 de dezembro de 2026. A mudança no “plano de voo” do governador ocorre em meio a um “divisor de águas” político. Fontes indicam que o distanciamento de Rodrigo Bacellar (União Brasil), presidente da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), influenciou a decisão. Castro não acredita mais na viabilidade da candidatura de Bacellar, que deve enfrentar o prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD), em 2026, e não enxerga um nome forte de direita para disputar o Palácio Guanabara.

Outros fatores que pesam na decisão são de ordem pessoal e profissional. O governador teria recebido pelo menos três convites para assumir cargos após deixar o governo, incluindo a possibilidade de presidir uma federação de partidos. Há também um pedido familiar para que ele passe mais tempo em casa após o término do mandato. Nos bastidores, fontes extraoficiais afirmam que Eduardo Paes chegou a procurar Castro, solicitando que ele interfira o mínimo possível na disputa de 2026, o que poderia facilitar a eleição do prefeito.

cta_logo_jp
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

*Com informações de Rodrigo Viga

*Reportagem produzida com auxílio de IA

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.