Clubes da Premier League se reúnem na sexta para tentar definir calendário pós-pandemia

  • Por Ulisses Neto/Jovem Pan
  • 28/04/2020 08h00 - Atualizado em 28/04/2020 08h28
Reprodução Ainda restam 92 partidas para serem disputadas e, se de fato o campeonato for retomado em junho, elas serão disputadas com portões fechados

O retorno do futebol na Inglaterra parece um pouco menos distante depois de ter sido paralisado por conta da pandemia de coronavírus. Ainda não há uma confirmação oficial, mas as indicações dos últimos dias apontam para uma retomada do calendário no dia 9 de junho.

Alguns clubes da primeira divisão começaram a receber seus jogadores de volta na última segunda (27) — mas ainda num esquema muito distante do normal.

Arsenal, West Ham e Brighton abriram seus centros de treinamento para que os jogadores pudessem treinar. Nesta terça (28), o Tottenham Hotspur também começa a receber seus atletas de volta.

Cada clube tem suas regras específicas no momento, mas no geral os atletas precisam chegar e sair com uniforme de treino. Eles não têm acesso a vestiários nem outras instalações fechadas dos clubes.

Cada um treina com a sua bola e apenas alguns poucos atletas são liberados para acessar os campos por vez. A decisão das equipes foi tomada depois que diversos jogadores foram flagrados treinando ao ar livre em parques das cidades inglesas.

Na próxima sexta-feira (1) os clubes da Premier League vão se reunir para tentar definir um calendário que permita a conclusão da temporada. O governo conservador já indicou que apoia a tomada de medidas para acelerar uma possível volta do calendário.

O plano de recomeço do futebol por aqui foi chamado de Project Restart e prevê que os clubes voltem a treinar completamente no dia 18 de maio. As partidas começariam então depois de três semanas de pré-temporada para concluir as dez rodadas remanescentes do campeonato inglês.

Ainda restam 92 partidas para serem disputadas e, se de fato o campeonato for retomado em junho, elas serão disputadas com portões fechados. Na reunião desta sexta-feira os clubes também devem definir quais serão os estádios aprovados para a disputa das partidas e se campos neutros serão incluídos.

Mas nem todos os clubes parecem satisfeitos com a retomada do futebol neste momento de emergência nacional.

Representantes do Watford, clube da região metropolitana de Londres, afirmam que a prioridade neste momento deve continuar focada no sistema público de saúde.

A interpretação do governo, no entanto, é que o retorno da Premier League daria uma injeção de ânimo no país, levantaria o moral da população, por assim dizer, depois de um mês e meio de quarentena.

E evidentemente também existe a questão financeira. A Premier League é de longe a liga mais lucrativa do planeta com um faturamento aproximado de US$ 6 bilhões anualmente — ou quase 75% a mais que a segunda colocada neste ranking, a Bundesliga da Alemanha.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.