Com 90% dos leitos de UTI ocupados, hospitais particulares do RJ também podem colapsar
A rede privada de saúde do Rio de Janeiro caminha também para o colapso — motivo a mais de preocupação para cariocas e fluminenses. A taxa de ocupação na rede particular já está acima dos 90%, de acordo com dados divulgados neste final de semana.
No Rio de Janeiro encontrar uma vaga em hospital está sendo uma dificuldade enorme. Idosos buscam leitos e vão parar até em Juiz de Fora, em Minas Gerais, atrás de internação.
Na rede pública de saúde do Estado, a fila de espera tem mais de 1,2 mil pessoas que aguardam leitos de UTI e também de enfermaria. Isso sem falar nos problemas tradicionais, como internados em macas ou cadeiras à espera de uma internação com conforto e assistência digna.
Nos últimos dias, idosos e pessoas adultas acabaram morrendo sentadas em uma cadeira de ferro mesmo já internadas em hospitais do Rio de Janeiro por conta da pandemia da covid-19. A saturação é quase que uma realidade dentro das redes públicas, tanto municipal quanto estadual.
Na rede municipal, há tempos a taxa de ocupação beira o 100%. Na rede estadual, já está acima dos 90%.
Porém, se você buscar uma internação na rede do Estado nesse momento, a vaga só está disponível fora da capital — como no Hospital Zilda Arns, em Volta Redonda, que também concentra um grande número de casos infectados pelo novo coronavírus.
*Com informações do repórter Rodrigo Viga
Assuntos
continue lendo
Política
Paraná Pesquisas: Paes mantém liderança ampla no RJ com 43,5%
Atual prefeito pontua com 43,5% contra 20,3% de Douglas Ruas
- Medalista olímpica, Leila do Vôlei tenta reeleição ao Senado pelo DF Júlia Lara · há 5 dias
- Renan Santos formaliza pedidos de impeachment contra Moraes e Toffoli, do STF Marcelo Bamonte · há 5 dias
- Alexandre Kalil, o ex-presidente do Atlético-MG, que foi prefeito de BH e agora quer o governo de MG Sarah Américo · há 6 dias
- Vorcaro perguntou se devia ‘estar fora’ para Moraes dois dias antes de ser preso Fernando Keller · há 7 dias