Com feriado, Congresso termina semana sem votar matérias importantes
Quarta-feira (28) à tarde e semana praticamente encerrada no Congresso. Câmara e Senado finalizavam sessões com poucos presentes e sem votações. Já na última terça (27), apesar de um quórum satisfatório nas duas Casas, nenhuma matéria tida como prioritária foi votada.
O projeto de reoneração, que deve destinar recursos para a intervenção federal no Rio de Janeiro, continua sem consenso. O que institui o SUSP, Sistema de Segurança Pública, também segue em fase de negociações.
A falta de mobilização dos parlamentares em semanas que antecedem feriados já virou tradição, como afirmou o vice-líder do governo, deputado Darcísio Perondi (MDB): “hoje poderíamos trabalhar mas é vício que essa Casa tem, poderíamos quebrar esse paradigma, mas trabalhamos segunda, terça e hoje [quarta] deveríamos estar”.
O senador Cristovam Buarque, do PPS, concordou que o Congresso vem trabalhando e votando abaixo do que poderia em 2018. Ele destacou que, como estamos em ano eleitoral, os parlamentares dão mais foco às bases nos Estados: “isso quer dizer que o Congresso não está funcionando bem, mas não quer dizer que parlamentares estejam malandrando”.
Para levantar o quórum no primeiro dia após o feriado, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, convocou sessão de votações para a próxima segunda-feira. Já no Senado, as deliberações estão previstas apenas para terça.
*Informações do repórter Levy Guimarães
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.