Com vida nova após queda de Cunha, DEM depende de Rodrigo Maia para voltar a crescer

  • Por Jovem Pan
  • 20/11/2017 06h33 - Atualizado em 20/11/2017 10h49
  • BlueSky
Marcelo Camargo/Agência Brasil Política Câmara dos Deputados Rodrigo Maia Por conta da demonstração de que, contrariado, dificulta a vida do Governo na Câmara, Maia acabou ganhando cuidados especiais de Michel Temer

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, está com o grande desafio de fazer o DEM crescer. O partido andou em dificuldades, quase foi extinto ou incorporado pelo PSDB, mas ganhou vida nova a partir da queda de Eduardo Cunha.

O DEM ficou com a Presidência da Câmara, o Ministério da Educação e ganhou força no Governo. A decisão de crescer foi barrada pela cúpula do PMDB na disputa por deputados do PSB e do PSDB.

Maia é um dos fundadores do DEM, com a renovação do PFL, quando os novos tomaram o comando do partido. Agora o secretário-geral do DEM, Pauderney Avelino, faz trabalho cuidadoso de passar o PSDB em número de deputados na Câmara.

Por conta da demonstração de que, contrariado, dificulta a vida do Governo na Câmara, Maia acabou ganhando cuidados especiais de Michel Temer.

Para se ter uma ideia, a disputada pasta das Cidades tem indicação forte de Rodrigo Maia. O novo ministro das Cidades, que deve tomar posse nesta terça-feira (21), Alexandre Baldy, foi uma cuidadosa articulação do DEM.

Baldy vai deixar o Podemos, vai ficar sem partido por um tempo e, depois, se filiar ao DEM, que espera contar com mais 17 deputados até o fim deste ano.

*Informações do repórter José Maria Trindade

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.