Comerciantes estão otimistas com vendas para o Natal deste ano
Quatro em cada dez varejistas esperam aumento das vendas neste Natal, na comparação com 2017. Segundo um levantamento do SPC Brasil e a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas, 32% dos empresários acham que as vendas vão ficar no mesmo patamar e apenas 9% apostam em piora.
A pesquisa também questionou os comerciantes sobre qual vai ser a estratégia usada para alavancar o desempenho neste final de ano.
Metade dos entrevistados disseram que vão ampliar os estoques; 34% apostam na diversificação de produtos e serviços e 20% falam em investimento na infraestrutura da empresa.
Na avaliação dos pesquisadores, o cenário para esse Natal é mais promissor do que em 2017.
O superintendente de finanças do SPC Brasil, Flávio Borges, ressaltou que os lojistas estão mais confiantes no futuro da economia: “são dados coerentes com o nosso último levantamento que mostra que após eleições houve aumento de 15% especialmente devido a desempenho melhor da economia para o Natal e para o ano de 2019”.
Flávio Borges destacou que 46% dos varejistas prepararam ou pretendem preparar a empresa para o Natal.
O economista da Associação Comercial de São Paulo, Marcel Solimeo, afirmou que muita gente antecipou as compras na Black Friday e isso deve afetar as vendas de eletrônicos: “com as vendas da Black Friday tendo crescido 25% em eletrodomésticos e eletrônicos afeta desempenho do Natal. Mas para outros produtos, o desempenho deve ser melhor”.
Marcel Solimeo acrescenta que a previsão é de uma alta média de 3% nas vendas, neste Natal.
Segundo a pesquisa do SPC Brasil, 35 mil vagas temporárias foram abertas pelo varejo neste final de ano, sendo que 36% dos empresários pretendem efetivar pelo menos um funcionário.
*Informações do repórter Vitor Brown
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.