Condições climáticas favorecem propagação de grandes incêndios na Califórnia

  • Por Jovem Pan
  • 19/11/2018 06h55 - Atualizado em 19/11/2018 09h42
EFE O meteorologista americano Jeff Berardeli explicou que quase sempre o fator humano começa o fogo, mas depois o clima se encarrega do resto

As condições climáticas na Califórnia são favoráveis para a propagação de grandes incêndios e dificultam os esforços dos bombeiros para conter as chamas.

No norte do estado, não deve chover até o final dessa semana. Apesar das causas do incêndio serem investigadas, o meteorologista americano Jeff Berardeli explicou que quase sempre o fator humano começa o fogo, mas depois o clima se encarrega do resto.

Jeff disse que é muito difícil evitar o alastramento do fogo porque há muitos fatores que não podem ser aplicados aos modelos atuais, como a variabilidade do vento, que nunca é constante em velocidade ou direção.

Ele explicou ainda que o senso comum pode nos levar acreditar que o risco de incêndio é diretamente proporcional à quantidade de casas em uma área, mas ele depende em grande medida da vegetação que está próxima.

Outro ponto abordado por profissionais do clima é a localização geográfica do estado, que sofre anualmente com fenômenos climáticos. É o que garantiu a meteorologista da Somar Heloisa Pereira.

O registro oficial dos incêndios no estado começou a ser feito em 1932. Dos dez maiores incêndios ocorridos desde então, oito aconteceram desde 2000, cinco desde 2010, um grande no ano passado nessa mesma época e os dois deste ano.

*Informações do repórter Victor Moraes

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.