Congresso terá novas tentativas de votar projetos de Escola Sem Partido e leilão do pré-sal

  • Por Jovem Pan
  • 03/12/2018 07h21
Agência BrasilO Senado vai tentar, mais uma vez, votar o projeto que autoriza o leilão dos direitos de exploração do pré-sal

O Senado vai tentar, mais uma vez, votar o projeto que autoriza o leilão dos direitos de exploração do pré-sal. A proposta muda o acordo chamado de cessão onerosa, que dá exclusividade à Petrobras para explorar a camada de petróleo.

Caso a matéria seja aprovada, outras empresas vão poder explorar até 70% do total, o equivalente a 3,5 bilhões de barris de petróleo.

O governo espera uma receita de aproximadamente R$ 100 bilhões com o leilão. Já faz algumas semanas que os senadores tentam costurar um acordo para a votação.

O projeto esbarra em divergências sobre a divisão do dinheiro e que parcela vai ser distribuída para estados e municípios.

A meta é aprovar o texto sem alterações, para que não volte à Câmara, e o governo editar uma medida provisória definindo a distribuição da verba.

Na Câmara, a expectativa é pela votação do projeto Escola Sem Partido na comissão especial que analisa o tema.

A oposição deve obstruir os trabalhos na tentativa de evitar que a matéria seja votada. A comissão tem sido marcada por debates acirrados de lado a lado, com muitas interrupções e dificuldade no andamento dos trabalhos.

*Informações do repórter Levy Guimarães