Conpresp libera continuação de ‘Aquário Urbano’, grafite gigante no centro de São Paulo

  • Por Jovem Pan
  • 11/12/2019 07h55 - Atualizado em 11/12/2019 07h59
Rovena Rosa/Agência Brasil Projeto vai ter mais de 10 mil m² pintados

O Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (Conpresp) decidiu liberar, nesta segunda-feira ,(9) a realização da obra Aquário Urbano – que pretende se tornar o maior grafite a céu aberto do mundo, com dez mil m² representando o fundo do mar. O objetivo da pintura, que fica na República, no centro de São Paulo, é fazer as pessoas olharem para cima.

No total, o projeto pretende realizar pinturas na fachada de 15 prédios particulares. “A ideia do Aquário Urbano é olhar para uma arquitetura que estava morta de forma humanizada, pu seja: pensar essa arquitetura de formato diferente. E qual foi a maneria que conseguimos visualizar isso? Primeiro o restauro de 15 laterais de prédio – isso antes da pintura, do grafite, da intervenção artística. Reparamos as paredes que estavam nesse local, que são 15”, explica o produtor cultural da obra, Kleber Pagú.

A condição para a continuidade da pintura, no entanto, é a autorização do proprietário de um dos prédios, que é tombado. No dia 21 de novembro, a Justiça decidiu paralisar a obra, alegando que, apesar da relevância do trabalho artístico, o prédio era tombado e o proprietário não tinha autorizado a intervenção.

Pagú afirmou que vai tentar chegar a um acordo com o proprietário. “Tivemos um proprietário que não autorizou porque era tombado, e o órgão de tombamento está dizendo que está tudo bem, que é legal para a cidade. Então a gente espera, com isso, retomar o diálogo com o proprietário, com esse novo fator, que é a liberação pelo Conpresp, e acredito que não teremos mais impedimentos, já que o caso está solucionado”, declarou.

A ideia para a criação do Aquário Urbano co surgiu em 2017, com o então secretário municipal de Cultura, André Sturm, e o artista Felipe Yung (Flip), que assinou o projeto. As pinturas começaram a sair do papel em 2019 e a previsão é de que a obra fique pronta logo depois do Carnaval de 2020.

*Com informações do repórter Victor Moraes

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