Conselho de Ética da Câmara deve se reunir para analisar parecer sobre cassação de Nelson Meurer
Com o Congresso Nacional esvaziado, o Conselho de Ética da Câmara vai tentar se reunir nesta terça-feira (14) para apresentação de parecer sobre o pedido de cassação do deputado Nelson Meurer (PP-PR).
Na semana passada, o caso seria analisado pelo Conselho, mas, por falta de quórum, foi remarcado.
A próxima etapa é a apresentação, discussão e votação do parecer preliminar que será feito pelo relator da ação, o deputado Mauro Lopes (MDB-MG).
Nelson Meurer é o primeiro parlamentar condenado pelo Supremo Tribunal Federal na Operação Lava Jato. Ele e os dois filhos respondem por corrupção passiva e lavagem de dinheiro por terem desviado da Petrobras um montante de mais de R$ 350 milhões entre 2006 e 2014.
O deputado deverá cumprir 13 anos e 9 meses de prisão além de pagar uma multa de cerca de R$ 265 mil, em valores que ainda precisam ser corrigidos pela inflação.
Nelson Meurer nega o recebimento de valores ilícitos do esquema Petrobras.
Também nesta terça-feira os membros da Mesa Diretora da Câmara voltam a discutir a cassação do mandato do deputado Paulo Maluf (PP-SP). Na semana passada houve um pedido de vista coletivo que prorrogou a análise do caso.
Maluf foi condenado a 7 anos e 9 meses de prisão por lavagem de dinheiro. O caso envolve o uso de contas no exterior para lavar dinheiro desviado da Prefeitura de São Paulo quando foi prefeito, entre 1993 e 1996. O deputado Paulo Maluf cumpre prisão domiciliar e está afastado do mandato.
*Informações do repórter Afonso Marangoni
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.