Consumidores afetados por falta de energia têm direito a desconto na conta, diz Procon-SP
Muita chuva, rajadas de vento e até mesmo granizo tomaram conta da capital paulista neste fim de semana. E o temporal veio acompanhado por falhas na energia elétrica em diversos bairros de São Paulo.
A sede social do São Paulo Futebol Clube, no Morumbi, foi um dos lugares afetados pelo mau tempo. O espaço ficou alagado e faltou luz. Por causa disso, o jogo entre o time e o rival Palmeiras que aconteceria no Morumbi no próximo sábado (16) foi adiado.
Da sexta-feira (08) até o domingo (10), moradores da capital usaram o Twitter para reclamar sobre a falta de energia elétrica em casa. Em alguns casos, faltou luz por várias horas.
O diretor-executivo do Procon-SP, Fernando Capez, explicou que os consumidores têm direito ao desconto na conta quando falta de energia, porque não são obrigados a pagar pelo período em que faltou luz.
Capez também ressaltou que, se algum aparelho elétrico queimar em casa por causa de falha na energia, os consumidores devem registrar uma reclamação no site da empresa que fornece a energia elétrica e exigir a indenização, mesmo se a falha tiver sido causada por mau tempo.
Por causa das reclamações de falhas na energia elétrica, o vereador Dalton Silvano quer que o Ministério Público de São Paulo apure os serviços prestados pela Enel, a empresa responsável por distribuir a energia elétrica no Estado.
Em nota, a Enel disse que, em função dos efeitos climáticos de fevereiro deste ano, o número de ocorrências na rede elétrica foi 80% superior em relação ao mesmo mês do ano passado, e que para agilizar o atendimento, a empresa ampliou em cinco vezes o número de equipes trabalhando nas ruas na última semana, e duplicou os atendentes do call center.
Em caso de falta de energia, quem mora em São Paulo pode enviar um SMS gratuito para a Enel, no número 27373 com a palavra luz e o número da instalação.
*Informações da repórter Mariana Janjácomo
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