Corte de verbas pode deixar pacientes sem diálise, diz associação
![](https://jpimg.com.br/uploads/2018/05/Image_maquinas_cin_01.jpg)
Pacientes que dependem de diálise em todo o país estão preocupados. Apesar do aumento da demanda e dos custos em função da pandemia, clínicas conveniadas ao SUS viram os recursos do governo diminuir nos últimos meses.
Segundo a Associação Brasileira dos Centros de Diálise e Transplante, o Ministério a Saúde deixou de repassar R$ 8 milhões em março. De acordo com o diretor regional da entidade no Pará, Eduardo Daher, o corte acontece no pior momento possível.
Segundo Eduardo Daher, a situação é mais grave porque os pacientes de diálise são do grupo de risco do coronavírus e os repasses do Ministério da Saúde não são reajustados desde 2016.
Uma portaria de abril do Ministério da Saúde estabeleceu que, num período de 90 dias, a transferência de recursos referentes aos serviços prestados seria feita com base na média da produção aprovada no segundo semestre de 2019, considerando a média dos últimos 12 meses.
Em ofício à pasta, a Associação Brasileira dos Centros de Diálise e Transplante pediu um esclarecimento urgente de como essas diferenças serão pagas.
*Com informações da repórter Beatriz Manfredini
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.