CPI que investigará manchas de óleo será instalada nesta segunda na Câmara

  • Por Jovem Pan
  • 18/11/2019 06h14
Adema/Governo de SergipeAs primeiras manchas de óleo surgiram no Nordeste do país em meados de setembro

Deverá ser publicada ainda nesta segunda-feira (18) no Diário da Câmara dos Deputados a instauração da Comissão Parlamentar de Inquérito do óleo.

A proposta idealizada pelo deputado João Campos (PSB-PE) tem como objetivo investigar a origem das manchas de petróleo que têm atingido o litoral brasileiro. Depois de publicada, os partidos deverão indicar os integrantes da CPI, para que tenha início a investigação.

As primeiras manchas de óleo surgiram no Nordeste do país em meados de setembro. Apesar dos esforços da Marinha e de órgãos ambientais em retirar os fragmentos das praias, a substância continua se espalhando pelo litoral brasileiro.

Na última semana algumas manchas já fora identificadas no norte do Espírito Santo. Neste sábado (16), inclusive, foi registrado o surgimento na praia de Camburi, em Vitória, capital capixaba.

O material foi levado para avaliação e ainda não foi confirmado se esta é a mesma substância que as encontradas no Nordeste.

Como forma de prevenção, a Marinha intensificou, na região da grande Vitória, as buscas para identificar novos fragmentos. Até agora, 13 praias do Espírito Santo já registraram o aparecimento de óleo.

No fim de semana também foram identificados fragmentos de petróleo no Delta do Parnaíba, região onde deságua o rio Parnaíba e divide Piauí e Maranhão.

Os dois estados trabalham agora para tentar remover as manchas encontradas.

*Com informações da repórter Camila Yunes