CPTM, Metrô e EMTU só vão permitir acesso de passageiros com uso de máscaras
Visando achatar a curva de contaminação de coronavírus no estado de São Paulo, o governo estadual vai tornar obrigatório o uso de máscaras no transporte público paulista. A partir da próxima semana, todos os usuários da CPTM, Metrô e ônibus da EMTU, deverão utilizar o equipamento de proteção para viajar
A medida foi anunciada nesta segunda-feira pelo secretario de Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy. No Twitter, ele explicou que, antes da exigência, o governo vai distribuir máscaras gratuitas durante 7 dias aos passageiros em algumas estações.
Depois disso, a proteção passa a ser obrigatória para embarcar.
Bom dia. Estamos buscando a viabilidade para entregar máscaras a todos os passageiros do sistema do Transporte Público do Governo SP, por 7 dias, sendo que após este período, o acesso somente será permitido por pessoas utilizando máscaras. Os que já puderem, usem máscara #saude
— @alexandrebaldy (@alexandrebaldy) April 27, 2020
O governo de São Paulo também recomenda que as pessoas sempre usem máscaras ao sair na rua. Outros estados e cidades brasileiras já adotaram essa medida há pelo menos uma semana.
Na Europa, a maioria dos países decretaram medidas semelhantes. Nesta segunda, também passou a ser obrigatório o uso de máscaras em trens de longa distância, transportes públicos e lojas na Alemanha.
Quem infringir a regra pode receber multas que vão de 25 a 10 mil euros.
*Com informações do repórter Leonardo Martins
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.