Cresce interesse de brasileiros por estudar nos EUA

  • Por Jovem Pan
  • 21/11/2019 07h09
Reprodução Reprodução Os principais destino são instituições de ensino na Flórida, Califórnia, Nova York, Massachusetts e Texas

O Brasil está entre os dez países do mundo que mais enviam estudantes para os Estados Unidos. De acordo com o Relatório Open Doors, do Departamento de Estado norte-americano, houve aumento de 10% na presença de brasileiros em universidades americanas entre os anos de 2017 e 2018.

Os principais destino são instituições de ensino na Flórida, Califórnia, Nova York, Massachusetts e Texas. O curso mais procurado é o de Engenharia, que atrai um a cada cinco alunos brasileiros.

O EducationUSA – organização que presta auxílio aos alunos brasileiros – acredita que os maiores atrativos são a infraestrutura das universidades americanas e o desejo de viver a experiência num campus moderno e com pessoas de todo mundo.

Apesar de barreiras como a língua e a questão financeira, a coordenadora do EducationUSA em São Paulo, Erica Dania Alves, lembra que os Estados Unidos são um dos países que mais ofertam bolsas de ensino.

“A gente acompanha toda a candiatura do aluno, cobre todas as despesas em relação a provas, tradução de documentos. Um dos apoios que a gente dá para alunos de baixa renda durante esse processo é a possibilidade de trabalhar com um americano no Brasil na revisão de redação, por exemplo.”

Erica lembra que, em média, o processo de entrada numa universidade americana leva cerca de 12 meses. São diversas etapas que envolvem a candidatura, provas de proficiência em inglês e um exame equivalente ao vestibular.

A coordenadora do EducationUSA em São Paulo, Erica Dania Alves, ressalta, porém, que existem outras opções:

“É mais comum o aluno já entrar direto no primeiro ano, mas também há a possibilidade de uma ‘graduação sanduíche’ se ele já está cursando uma faculdade no Brasil. Lá ele pode trabalhar até um ano depois que ele se forma.”

Os interessados em estudar nos Estados Unidos podem acessar o site do EducationUSA.

*Com informações da repórter Nanny Cox

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.